amazon-kindle-2-internacional

Tira-Dúvidas: como ler seu livro digital

Você ainda não tem um Kindle ou algo parecido… mas quer ler e-books. Possivelmente, você até já comprou alguns, mas está com dificuldades para conseguir abrir e ler o livro, ou está procurando um jeito diferente de ler. Muitas pessoas estão na mesma situação e nós, aqui na Simplíssimo, queremos sinceramente ajudar todos a terem uma experiência melhor de leitura. A melhor maneira de ajudarmos é com informação. Algumas coisas podem parecer complicadas, então tentamos aqui facilitar o máximo possível.

Pergunta:
Seu livro digital é “protegido”?

O primeiro passo é descobrirmos se o seu livro está protegido/bloqueado contra cópias, usando um sistema chamado Adobe DRM ou apenas DRM. Verifique na loja onde você comprou o e-book, se não tiver certeza desta informação.

Se o seu livro for protegido, vá direto ao Passo 1.

Pergunta:
Qual o formato do seu livro digital?

Se o seu livro digital não tem DRM, você está com sorte. Pode ler seu livro onde quiser, praticamente, usando os programas certos.

A leitura vai depender do formato do seu livro. Ele está em PDF? Está em ePub? Vá direto ao Passo 2 e veja quais as melhores alternativas para cada um destes arquivos.

Passo 1
Livros protegidos você lê
usando o Adobe Digital Editions

Os livros adquiridos nas grandes livrarias do exterior e na maioria das brasilerias geralmente são “empacotados” em DRM. O Adobe DRM é uma tecnologia que permite às editoras ou livrarias restringirem o uso, a leitura e as cópias dos arquivos digitais. Não importa qual o arquivo do seu livro quando ele tem esse tipo de proteção, pois em qualquer caso você precisará do software Adobe Digital Editions para ler o livro.

No caso da Simplíssimo, apenas algumas editoras optam por escolher essa tecnologia. Seus livros estão marcados com o selo DRM, indicando claramente quando eles têm Adobe DRM. Quando um livro não possuir o selo DRM, significa que ele está livre de Adobe DRM.

Quando seu e-book tem Adobe DRM

Adobe Digital Editions (download)
Para ver como instalar e abrir seu livro, usando o Adobe Digital Editions, confira o tutorial como instalar o Adobe Digital Editions passo-a-passo.
Quem tem Linux ou Mac até consegue instalar o Adobe Digital Editions, mas passa trabalho (faça uma busca no Google e descubra).
Outra função importante do Adobe Digital Editions é servir como “ponte” entre seu PC e seu e-reader. Se você tem um Sony Reader ou outro aparelho compatível com o Adobe DRM, é com o Adobe Digital Editions que você irá passar seus e-books para o e-reader.

Passo 2
Livros sem bloqueio permitem que
você escolha como quer ler

Livros sem Adobe DRM você pode ler no computador, sem importar o sistema. Pode ler no iPad, nos vários e-readers disponíveis no mercado, no iPhone… até no Kindle você pode ler (com certas adaptações, que você verá à seguir). E tudo isso sem limites, sem bloqueios, sem problemas chatos e dificuldades “técnicas”.

A Simplíssimo oferece vários livros sem DRM. É o caso dos livros das editoras que escolhem a proteção Ex-libris, que protege os livros mas sem bloquear, dos e-books de autores independentes e de domínio público.

Os formatos mais comuns de e-books são o ePub e o PDF. Veja aqui como ler cada um, nos diferentes aparelhos e computadores disponíveis:

Quando o e-book é um arquivo PDF
(e não tem DRM)

Adobe Reader (download)
A leitura deve ser bastante fácil, já que qualquer computador hoje em dia já vem com o programa que lê PDF instalado. Experimente simplesmente tentar abrir o arquivo. Se o livro não abrir mesmo assim, faça o download e instale a versão mais recente do Adobe Reader em seu computador. Ele funciona no Windows, Linux e Mac sem maiores problemas.

Quando o seu e-book é um arquivo ePub
(e não tem DRM)

Calibre (download)

- Computador, para Windows / Linux / Mac

O Calibre está disponível em português e é muito fácil de usar. Com ele você pode ler seus e-books, organizar os livros, converter eles de um formato para outro, entre outras funções úteis para quem lê e-books com frequência.

Se você precisa de ajuda para instalar e usar, assista este tutorial que mostra como adicionar e ler um e-book no Calibre – e também mostra como converter para o Kindle no final. Se você quiser ir a fundo, veja também como converter e-books de um formato para outro, com o Calibre.

EPUBReader para Firefox (download)

- Computador com Firefox, para Windows / Linux / Mac

Muito prático para quem está habituado a usar o navegador Firefox e as suas extensões.

O EPUBReader é uma extensão para Firefox que dá ao navegador o poder de abrir os e-books em ePub direto no browser e permite trocar o tamanho da letra, a cor do fundo da tela, entre outras coisas. Vale muito a pena usar o EPUBReader para ler direto no Firefox as amostras grátis oferecidas no site da Simplíssimo – todas no formato ePub.

Adobe Digital Editions (download)

- Computador, para Windows

Ele mesmo é uma opção para ler seus livros sem DRM. Embora seja muito limitado, se você tem alguma perspectiva de comprar e-books de editoras brasileiras, provavelmente terá que instalar ele no computador de qualquer jeito…

Lembrando que no no Linux ou Mac dá trabalho instalar o Adobe Digital Editions, mas no caso dos e-books sem Adobe DRM, existem alternativas melhores… todas as demais, praticamente.

FBReader (download)

- Computador, para Linux / Android / Windows / FreeBSD. E celulares com Linux.

Quem usa Linux e FreeBSD pode usar o FBReader para seus e-books. Ele não só abre arquivos em ePub, mas também no formato Mobi/Kindle.

Ele apresenta funções que lembram um pouco o Calibre, mas é muito mais simples. Esse programa é mais recomendado para quem quer ler em seu celular ou smartphone equipado com Linux.

Stanza (download diretamente nos aparelhos)

Para iPad, iPhone, iPod Touch

Para instalar o Stanza, acesse a AppStore do seu aparelho e procure por Stanza. O Stanza também tem uma versão desktop para Windows e Mac, mas não se compara ao Calibre.

O Stanza já não é mais um líder isolado na leitura de e-books para os iTudo (iPad, iPhone, iPod Touch) mas continua sendo a melhor opção de leitura para todos esses dispositivos. Experimente o Stanza e rapidamente você estará viciado na leitura fácil e rápida que ele oferece. Você pode baixar seus livros diretamente no Stanza, apenas clicando nos links para download dos livros, enquanto navega normalmente no Safari. Ou, se você quiser transferir livros que já estão no computador, para o Stanza, a Editora Plus tem um passo a passo mostrando como transferir seus livros do computador para o Stanza, usando o Calibre.

iBooks

- iPhone com OS 4 ou superior, iPad

O iBooks é o aplicativo da Apple para leitura de livros digitais. Embora você possa ler seus e-books usando o Stanza ou o Kindle for iPad, pode ser que você queira usar também o iBooks – aos poucos o aplicativo está melhorando seus recursos.

Para adicionar o livro em seu iPad/iPhone, você deve conectar seu iPad/iPhone no iTunes, selecionar o arquivo do e-book (que deve estar descompactado em uma pasta) e  jogá-lo na pasta “Livros” ou “Books”, dentro do próprio iTunes. Depois disso, basta abrir o app iBooks no seu iPad  que o livro deverá estar lá, com capa e tudo mais. Se você não conseguir escolher entre o Stanza ou o iBooks, veja um comparativo dos dois.

Kindle para… (vários sistemas)

- Computador, para Windows ou Mac. Celulares Android, Blackberry, iPad, iPhone e iPod Touch

Usando o Calibre, você pode converter seus livro de ePub para Mobi e depois ler com toda tranquilidade nos aplicativos do Kindle (veja como fazer isso com o Calibre e para mais detalhes, aqui). Isso é fundamental se você possui um Kindle, ou já está habituado a ler nos aplicativos do Kindle.

Conforme o seu sistema, as instruções de download e instalação podem váriar. Na dúvida, acesse o site da Amazon para as versões de computador do Kindle ou a loja de aplicativos do seu telefone, se é nele que você vai ler.

Mobipocket (download)

- Smartphones com Symbian

O Mobipocket é um aplicativo que ficou para trás e não tem deixado muitas saudades. A Amazon comprou esta empresa alguns anos atrás para estabelecer o seu formato de e-book para o Kindle. Apesar dessa história pouco glamourosa, o fato é que graças ao Mobipocket podemos converter outros livros para serem lidos no Kindle, sem depender exclusivamente dos serviços online da Amazon. O que é muito prático.

Como alternativa para leitura, o Mobipocket ainda é muito prático para ler e-books em celulares e smartphones equipados com o sistema Symbian. Acesse o site mobipocket.com do seu smartphone e se ele for compatível com o Mobipocket, você conseguirá instalar este leitor de e-books e ler no seu smartphone. Veja essa página da Editora Plus a respeito, para mais referências.

eduardo meloTira-Dúvidas: como ler seu livro digital

Comments 16

  1. admin

    Fábio, obrigado por apontar a lacuna! O Aldiko é referência para Android. Assim que tiver um tempinho vou emendar este post.

  2. Cida Dias

    Gostaria que me esclarecessem uma coisa, os e-books, já vem com os livros armazenados ou eu baixo os livros que eu quiser para o e-book?
    Aguardo a resposta.
    Abraço
    Cida

  3. Alexsandra

    Olá,

    Eu comprei um livro digital na Saraiva. Como faço para ler este livro independente do Software deles, o Saraiva Digital Reader?

    Forte abraço!

    Alexsandra.

  4. eduardo melo

    Alexsandra, seria interessante você encaminhar essa dúvida para o atendimento ao cliente da Saraiva.
    Abraço

  5. Aldo Nogueira

    Só pra dizer que o Kindle para PC (Windows) funciona perfeitamente em Linux, no meu caso Ubuntu 10.04, usando o Wine 1.3. Instale o Wine 1.3, clique no Kindle para PC, instale e rode.

    Abraços

  6. Renato Janeri

    Encontrei um muito bom, que permite ler ebooks com DRM, em formato epub, pdf… BlueFire Reader, gratuito na App Store

  7. Mauricio

    Gostaria de saber se é possível um e-book no formato para ipad (.ipad) pode ser lido em outro dispositivo (tipo celular android ou Kindle). Existe algum conversor do formato dos livros para ipad para outro formato?

  8. mona lisaaaaaaaaa

    bom um livro digital para mim é igual aquele IPOD2 que algumas pessoas compram na livraria saraiva que no máximo que eu vi é 24,90 ou é 35,99

  9. Franklin Victor Silva

    Cara muito bom, baixei vários eBooks em eBup e não sabia como ler no wiondows 7. Brigadão mesmo!

  10. sergio

    Como faco para adicionar capa do livro sempre quando baixo livros na net eles nao vem com capa eu converto para epub mas nao sei como colocar capa
    Obrigado

  11. MARGARETH

    Vou começar a estudar para concurso na área de direito.
    Gostaria de saber qual o melhor, mais simples, mais barato e mais compatível aparelho com a maioria das publicações de e-books.
    Queria somente ler os livros de maneira mais prática.
    Obrigada.

  12. Ralph

    Oi Eduardo,

    Uma boa opção para linux é utilizar o reader da Amazon no navegador. Você não baixa ebook no disco rígido e não é necessário instalar nenhum pacote.
    Um abraço.

  13. rafael egydio

    nao consigo ler meus livros digitais saraiva em meu tablet.
    o programa saraiva reader nao é compatível com meu tablet.
    eu consigo abrir os livro pelo aldiko?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *